DESCUBRA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FRANQUIAS!

Se você está planejando montar o próprio negócio, existem muitas razões para investir no setor de franquias, um dos que mais crescem no mundo dos negócios. A modalidade franchising apresenta verdadeiros desafios que instigam a curiosidade, conhecimento e aperfeiçoamento dos mais afeiçoados a esse ramo de transações comerciais.

O número de franquias rentáveis aumenta significativamente todos os anos, e elas são bastante atrativas para quem busca resultados mais rápidos, principalmente com uma marca já conhecida pelo público. Além de menos riscos financeiros, apostar em uma franquia envolve o uso de um plano de negócios, estratégias de marketing, investimentos planejados e suporte para a inauguração.

Nesse artigo, vamos explicar como funciona e quais são as características desse modelo de negócio. Vamos mostrar ainda por que ele está em alta, enfatizando a segurança no investimento e as chances de rentabilidade. Além disso, vamos listar e descrever quatro tipos de franquias, destacando os impactos no mercado, o crescimento nos últimos anos e as tendências para o futuro.

Deseja conhecer os tipos de franquias mais comuns e saber como elas realmente funcionam? Continue lendo e fique por dentro!


Quais as características das franquias?

Os principais aspectos do modelo de franquias estão relacionados à formatação do sistema de franchising. O franqueador é o detentor da marca e é ele quem permite ao franqueado o direito de distribuição dos seus produtos já patenteados. As estratégias aplicadas são as responsáveis pelo avanço das franquias no Brasil. A seguir, observe as principais características das franquias:

  • padronização de treinamento para franqueados, uniformes, processos e layout;
  • estruturação do atendimento e da prestação de serviços por meio de manual;
  • pagamento de royalties fixos ou mensais;
  • suporte do franqueador com orientações do processo administrativo.
A taxa de franquia paga pelo franqueado corresponde ao montante cobrado pelo suporte que é realizado pelo franqueador. Com isso, o empreendedor recebe o plano de marketing pronto, o treinamento dos colaboradores e tudo o que for preciso para o bom andamento dos negócios.

Como funciona esse modelo de negócio?

As franquias operam à base de uma relação de interdependência entre o investidor e a marca. Os estabelecimentos são gerenciados pelos franqueados, sendo que estes representam a parte que trabalha e investe nas estruturas físicas e administrativas. Eles também são responsáveis pelas questões financeiras da sua unidade da franquia. 

Por conta disso, a utilização da marca gera cobranças de royalties por parte do franqueador. Os encargos mensais são calculados com base no faturamento bruto de cada unidade e são cobrados mensalmente. Um dos aspectos mais relevantes da franquia é a limitação da autonomia. Uma vez escolhida a franquia pelo franqueado, este deve seguir os padrões instituídos pela marca.

Por sua vez, a rede franqueadora será responsável por oferecer o suporte necessário aos franqueados. As orientações repassadas são relacionadas às várias atividades de produção, gestão financeira, administrativa, e contábil. O conhecimento e as regras podem ser transmitidas por meio da disponibilização de materiais impressos, treinamentos à distância ou presenciais.

O franqueador é quem prepara o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, o modelo de negócio, a estruturação, e o know-how para levar o negócio adiante.


Quais são os principais tipos de franquias?

Para fazer um negócio crescer, é preciso aplicar muitas estratégias e ter persistência para obter o retorno esperado. Devem ser considerados os locais onde a marca vai atuar, as peculiaridades, o tipo de serviço ou produto e o contrato que mais se encaixa em cada situação. Existem diferentes tipos de franchising, analise os mais comuns:
  • franquia unitária — para a abertura de uma unidade;
  • franquia master — possibilidade terceirizar unidades franqueadas;
  • franquia de desenvolvimento de área — opção de abertura de várias unidades por determinado tempo.
Neste último caso, o franqueado abre mais de uma unidade por um período, mediante contrato de atuação que estabelece a região a ser explorada. O empreendedor pode fazer a venda das unidades para receber um percentual dos royalties e da taxa de franquia, desde que tudo esteja previamente acordado. Veja a seguir as franquias que mais crescem e são as tendências do futuro!

Alimentação

Resistente às crises mais severas, o setor de alimentos é considerado de suma importância, porque ninguém pode deixar de comer, não é verdade? Contudo, para ter sucesso nesse segmento, é preciso focar sempre na exigência do cliente. Atualmente o ramo é um dos que mais crescem no Brasil, tendo em vista que esse tipo de franquia consegue facilmente fidelizar os consumidores.

Antigamente, uma grande parte das franquias oferecia somente refeições rápidas e práticas. Mas com o tempo isso mudou, o mercado de trabalho evoluiu e surgiram clientes com outros perfis. Muitos consumidores atuais são adeptos de confeitarias, preferem dietas especiais, admiram a culinária vegana ou exigem alimentos sem lactose ou glúten.


Vida fitness

Nos últimos tempos, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde. Isso provocou o aumento da procura por produtos naturais e pela realização de exercícios físicos. Dessa forma, se você pretende abrir um negócio relacionado a franquias de comidas fitness ou academia, saiba que essas podem ser excelentes escolhas de investimento por ter rentabilidade crescente.

A maioria das pessoas deseja ter longevidade e procura ser saudável, evitando o uso de substâncias nocivas para o organismo. A prática de exercícios físicos em centros esportivos ou espaços de treinamento também está se destacando cada vez mais ultimamente. Investir em franquias desse nicho gera resultado financeiro rápido para os franqueados.


Cosméticos e perfumaria

Os cuidados com a beleza também aumentaram nos dias atuais, principalmente entre os homens, que se tornaram bons clientes na área de cosméticos e perfumaria. Além disso, cremes, produtos para os cabelos, perfumes e maquiagens são ótimas escolhas para presentes. O mercado de franquias neste segmento é imenso.

Empreendedores estão investindo em itens de perfumaria e cosméticos para vender a partir de suas casas. E já existem franquias que propõem opções de unidades montadas nas residências desses profissionais. Nessas condições, o franqueado trabalha como vendedor e representante da marca, tendo acesso a vários itens que não precisam ser estocados.


Corretoras de seguros

Optar por uma franquia de corretora de seguros é uma alternativa tentadora, já que os investimentos são baixos e produzem excelentes resultados. O setor de seguros está entre os que mais crescem em nosso país e muitos escritórios podem ser montados na casa do franqueado. Por isso, os empreendedores mais ousados estão atentos a essa oportunidade, que é oferecida por empresas sólidas e em plena expansão. 

Esses são os principais tipos de franquias que estão crescendo na atualidade. Entre todos eles, o mais atraente e promissor é o segmento de corretoras, que proporciona resultados imediatos ao empreendedor. A Vida de Ouro é uma corretora de seguros com unidades espalhadas em todo o território nacional e oferece treinamentos aos seus franqueados, para garantir que eles tenham carreira solo e sejam bem-sucedidos!

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