Seguro Saúde Empresarial O que você deve saber para contratar um plano de saúde para sua empresa pela primeira vez

O Seguro Saúde é um contrato de cobertura médica, hospitalar e odontológica que o empresário pode oferecer aos seus colaboradores. Ele funciona na base do reembolso de despesas médicas: o segurado paga pelos seus custos de saúde no prestador de serviço que escolher e depois apresenta a nota fiscal para o seguro, que reembolsará o valor — nos planos de saúde, o reembolso é uma prática rara. Seguro saúde empresarial é um contrato de cobertura médica, hospitalar e odontológica que o empresário pode oferecer aos seus colaboradores.

Outro diferencial é que o Seguro Saúde não oferece uma rede credenciada, mas sim uma rede referenciada de profissionais e estabelecimentos de saúde. Nos planos de saúde, o beneficiário precisa consultar em uma rede credenciada.

No Seguro Saúde uma rede referenciada é uma opção do segurado: se ele optar por médicos e hospitais referenciados, não será preciso guardar a nota fiscal e exigir o reembolso do seguro. Mas ele pode escolher prestadores de serviço fora dessa rede e tem a garantia de que receberá reembolso de quaisquer valores investidos — desde que estejam dentro dos limites contratados.

A principal razão para ter um Seguro Saúde Empresarial é a mesma de qualquer outro benefício: atrair os melhores e mais capacitados talentos para a empresa, e fazer com que eles se mantenham interessados em continuar lá, conceitos básicos da gestão de pessoas.

Além disso, contratar um Seguro Saúde Empresarial também pode mitigar riscos dentro da empresa, principalmente os relacionados ao bem-estar e saúde dos colaboradores. Isso porque problemas de saúde podem causar danos reais ao negócio com a ausência de funcionários importantes e estratégicos.
O Seguro de Saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores de uma empresa, porém sempre surgem dúvidas em relação aos planos disponíveis e sua contratação. Este tipo de seguro é contratado por empresas, associação ou sindicatos para que seus colaboradores e dependentes recebam assistência médica ou odontológica.

Ter um Seguro Saúde, além de ações efetivas de comunicação, fazem com que esse colaborador tenha mais atenção na prevenção de problemas mais graves. O seguro fará com que ele frequente com mais consultas com mais regularidade e evite o agravamento de situações controláveis.
Como qualquer benefício, um Seguro Saúde é um impacto financeiro significativo para qualquer tamanho de empresa, já que os gastos são proporcionais ao número de funcionários contratados. Mas existem algumas estratégias importantes para tentar reduzir esse custo, como combinar índices de reajuste favoráveis no momento da assinatura do contrato e utilizar a quantidade de prováveis segurados como barganha na negociação.

Outra possibilidade é considerar valores mais baixos para o seguro caso o índice de sinistralidade dos colaboradores; e para garantir índices cada vez menores, a empresa pode investir em ações de promoção e prevenção relacionadas à saúde. Pode-se, também, para reduzir o índice de sinistralidade, garantir que os colaboradores segurados utilizem o plano com responsabilidade.
Cobrar uma taxa de coparticipação entre 10% e 20% é uma prática comum, mas ações educativas que expliquem como, por exemplo, reaproveitar exames de médicos diferentes, pode ter efeitos melhores no longo prazo e não afetam a sensação de satisfação do funcionário com o seguro saúde empresarial.

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